Decidiu comprar uma secadora para não esperar mais o sol aparecer para secar as suas roupas? A secadora pode ser uma mão na roda na hora dos afazeres domésticos, principalmente no inverno quando as roupas demoram a secar. Para te ajudar a tomar a melhor decisão, separamos alguns itens que você deve levar em consideração no momento da escolha.
01: Modelos de Secadora
Secadora de parede
Modelo mais tradicional e que existe há bastante tempo. Nas secadoras de roupa de parede você precisa colocar a roupa em hastes tipo cabide e elas ficam envelopadas por uma câmara de plástico que mantém o ar quente e seca as peças.
Uma curiosidade interessante é que a temperatura dentro dela pode chegar até 60ºC, o que com certeza torna este modelo muito eficiente. Além disso, há a opção de ar frio para roupas mais delicadas e que possam estragar com o calor.
Esse modelo é uma ótima opção caso você não queira trocar de lavadora e não tenha espaço na sua área de serviço para mais uma máquina, assim você apenas fixa esse produto na parede em cima da lavadora ou do tanque.
Secadora de piso
São os modelos mais recentes e tecnológicos. São bem parecidos com as máquinas de lavar e de lava e seca, tanto na estética, quanto no funcionamento. Nessa opção as roupas giram dentro do tambor enquanto recebem ar quente para evaporar a água.
A grande diferença dessa opção de secadora é que nesse modelo você pode colocar mais roupas e inclusive secar itens como cobertores, lençóis e travesseiros com mais facilidade. Além disso, nela há mais funções diferentes de secagem.
Lava e seca
Essa opção junta as funções de lavar e secar em um único eletrodoméstico, sendo o modelo mais prático para quem não tem espaço e nem tempo disponível para trocar as peças de um aparelho para o outro.
Bastante tecnológica e com diversos tipos de ciclo de lavagem e programações para a secagem. Permite secagem de roupas mais finas e também do dia a dia, podendo ser programado para secar junto da lavagem, fazendo com que o único serviço seja retirar as roupas da máquina e guardá-las no armário.
02: O que pode colocar na secadora?
Antes de colocar sua roupa para lavar, leia as instruções de cuidados na etiqueta. Preste muita atenção à temperatura recomendada da água, ao ciclo de lavagem e às instruções de secagem.
O ciclo de lavagem é particularmente importante para fibras naturais – roupas de algodão podem ficar melhor com um ciclo suave, enquanto itens de lã e seda tendem a precisar de lavagem à mão ou a seco.
Toda etiqueta conta com cinco símbolos, em sequência. Na ordem, o terceiro símbolo é o que indica as recomendações de secagem. É representado por um quadrado com um círculo no meio:
O primeiro quer dizer que a peça pode ir para a secadora de roupa
O segundo é que a roupa pode secar, mas em temperatura mínima.
A terceira é que a roupa pode secar, mas em temperatura média.
A quarta é que a roupa pode secar, mas em temperatura máxima.
A quinta é que o tecido não pode ir para a secadora.
E se encolher?
Não se assuste: a sua roupa tem salvação! Separamos uma solução caseira para você salvar as suas peças sem precisar se desesperar:
Ingredientes
1 xícara de amaciante (250 ml)
4 xícaras de água (1 litro)
Misture uma xícara de amaciante para cada quatro de água morna e coloque a peça de molho. Deixe agir por 24 horas e enxágue como de costume. Estenda-a ao sol sem espremer e espere secar para comprovar o efeito.
03: Qual a capacidade da secadora?
A capacidade desse eletrodoméstico vai depender da sua rotina e da quantidade de roupa que você precisa secar semanalmente. Para ter uma referência, pode-se considerar:
- 4kg e 6kg: para casais ou quem mora sozinho
- 8kg a 10kg: para famílias de três a quatro pessoas
- Acima de 10kg: para famílias com mais de cinco pessoas
Conclusão
A escolha de uma secadora requer atenção para se tornar sua aliada no dia a dia! Pequenos critérios da sua rotina devem ser levados em conta para a compra desse eletrodoméstico. Espero que tenhamos te ajudado com algumas questões sobre esse produto.
Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre a escolha da secadora, fique a vontade para usar o espaço dos comentários!