Lavar roupas em uma lavadora com diversos tipos de ciclos é uma tarefa simples, não é? Com máquinas de lavar cada vez mais práticas e automáticas, as chances de se fazer algo de errado diminuíram muito. Ainda assim, é possível acontecer alguns problemas com lava roupas. Por isso, listamos esses problemas para você conhecer e também já saber o que fazer para resolver.
01: Principais problemas com lava roupas

- A máquina não lava / centrifuga
O primeiro item a ser analisado é a quantidade de roupa colocada. Muitas vezes o excesso de carga pode prejudicar o funcionamento do motor fazendo com que a máquina não lave.
Durante o processo de lavagem podem ocorrer problemas como a falta de força do motor principal e para solucionar, é possível, que seja necessário trocar a rede elétrica, peças mecânicas de engrenagem, peças elétricas ou placas eletrônicas com defeito.
Já na centrifugação, além dos problemas citados no processo de lavagem, podemos citar o capacitor de partida do motor, o qual é o problema mais comum e corriqueiro. Por isso é necessário contatar a assistência técnica.
- Não escoa água
Caso isso esteja acontecendo é provável que seja o mau funcionamento da placa eletrônica ou que a bomba de escoamento esteja queimada, sendo necessário a troca desses elementos.
- Barulhos na lavagem ou centrifugação
O motivo mais comum que gera um barulho exacerbado no processo de centrifugação é o tirante estar rompido, deixando o cesto/tambor solto.
Além disso, alguma peça de engrenagem solta pode gerar esse barulho e, ainda, as varas de suspensões estarem tortas ou quebradas.
Sendo assim, sugere-se a troca destas peças e a verificação de demais componentes. O conjunto mecânico desgastado e com retentor comprometido pode começar a manchar as roupas de óleo. Por isso, é importante chamar um técnico assim que começar os barulhos para evitar danos maiores na máquina e nas peças de roupa.
02: Problemas na lava roupas causados por falta de manutenção

- Acúmulo de sabão no compartimento
O excesso de sabão no compartimento destinado para esse produto pode ocorrer porque a espuma que vai se formando ao longo do tempo deixa resíduos que podem danificar as placas e os rolamentos do equipamento. Por isso, é recomendável seguir o nível correto de água, sabão e amaciante de roupas.
- Problemas nas roupas devido à alcalinidade
Geralmente as embalagens de sabão em pó informam sobre a alcalinidade pois, para cada tipo de roupa existe um tipo de produto mais indicado. Isso porque a alcalinidade pode provocar uma dilatação maior da fibra dos tecidos para remover a sujeira, fazendo com os tecidos percam resistência ao longo do tempo. O ideal para certos tipos de tecidos como, por exemplo, fibras mais delicadas ou roupas escuras, é o uso do sabão neutro, que em sua maioria são os líquidos.
Para evitar a ação da alcalinidade é recomendado sempre usar um bom amaciante que tem como função melhorar as fibras sintéticas e deixar as roupas com um cheiro mais gostoso. Outra dica é colocar meio copo de vinagre junto com o amaciante, ajudando assim a neutralizar a alcalinidade.
- Problemas de desgaste de peças ou sobrecarga elétrica
Esses problemas podem ser causados por vários fatores. Os mais comuns são a má instalação da máquina: em desnível ou em lugar inapropriado, sob a luz direta do sol ou em lugares muito úmidos como banheiros. Para evitar esses problemas, leia o manual de instruções e instale a sua máquina de forma bem nivelada.
03: Dicas de como preservar sua lavadora

- Procure não colocar objetos pesados em cima da máquina de lavar, para que a tampa não seja danificada, se tratando de máquinas com abertura superior.
- Verifique os bolsos de cada peça de roupa antes de lavá-la, isso irá preservar tanto a sua máquina quanto suas roupas.
- Após o uso da máquina, limpe-a com um pano úmido e sabão neutro. Aproveite e retire o compartimento do sabão e amaciante para limpar possíveis resíduos do produto.
- Retire as roupas da máquina, assim que terminar a lavagem e deixe a tampa aberta por algum período para que ocorra a secagem do tambor.
- Caso a máquina não tenha função de autolimpeza, uma vez a cada 2 meses, inicie um ciclo longo e adicione vinagre no compartimento de sabão e deixe-a fazer o ciclo completo de lavagem e enxágue, para remover os resíduos do equipamento.
Conclusão
Ficou simples não se desesperar caso aconteça algum problema com a lava roupas, não acha? Hoje sabemos que ninguém quer depender de lavanderia ou lavar roupas em outro lugar por estar com a máquina estragada em casa.
Caso você tenha tido algum problema diferente com a lava roupas dos comentados anteriormente, fique a vontade para usar o campo dos comentários e contar para nós o que aconteceu.