Você sabe o que precisa levar em conta na hora de escolher uma máquina de lavar roupas? As variações vão muito além das marcas e envolvem capacidade, tipo de operação e preço. Por isso, separamos tudo que você precisa saber para escolher a melhor lavadora do mercado.
01: Como escolher o tipo de máquina de lavar roupas
Primeiro item que você precisa definir é o tipo de máquina de lavar que se encaixa melhor com a sua rotina e seu ambiente. Isso porque no mercado encontramos cinco diferentes tipos de máquinas de lavar, cada uma com suas particularidades e com preços que variam bastante. São elas:
Semiautomática
São as mais baratas e econômicas do mercado. Essa lavadora semiautomática possui a seleção de nível de água manual, que deve ser ajustada de acordo com o volume de roupas. E, possui alguns pontos que podem ser considerados negativos.
- Não possui ciclo completo, ou seja, é necessário acompanhar a lavagem para ativar algumas funções, como a centrifugação.
- Também é preciso inserir amaciante manualmente após o enxágue.


- Tanquinho
Bem parecido com a lavadora semiautomática em relação a lavagem, mas acompanha um esfregador simulando um tanque (daí o nome do produto).
O nível de água também é feito de forma manual de acordo com a quantidade de roupas. E, igualmente as semiautomáticas, é necessário ter tempo para acompanhar as lavagens, pois você precisa adicionar produtos e ativar a centrifugação. Mas lembre: nem todos os tanquinhos possuem essa função, sendo necessário torcer na mão antes de estender as roupas.
Automática
É a lavadora prática para quem não tem tempo de cuidar das lavagens diárias. Nessa opção você programa o ciclo completo até a centrifugação, sendo necessário apenas estender as roupas no varal ou colocá-las na secadora.
Para utilizar você apenas precisa programar a lavagem inicialmente e ela faz todo o trabalho. Nesses modelos, é possível escolher o tipo de lavagem de acordo com as peças de roupas e, alguns modelos possuem tipos de enxágue diferentes e econômicos.
No mercado você encontra opções pequenas que lavam até 6kg de roupa e também as maiores, podendo chegar a capacidade de 16kg. O ponto negativo é o preço, que costuma ser mais elevado do que as lavadoras semiautomáticas.


Lava e seca
Ideal para quem não tem tempo de estender as roupas ou mora em locais em que as roupas demoram demais para secar no tempo. Além de ser compacta para não ter a necessidade de ter uma secadora na lavanderia também.
Em relação a lavagem, esse modelo funciona como uma lavadora automática. Você programa a lavagem e insere os produtos antes de começar a lavagem e só tira para estender ou, podendo retirar secas para guardar no armário. É um modelo eficiente, pois utiliza a água de acordo com o peso das roupas colocadas dentro. Um ponto negativo é que após que inicia o ciclo você não consegue abrir a tampa, pois ela é frontal, diferentemente das automáticas que você insere roupas conforme acontece o ciclo de lavagem.
Outro ponto negativo é que essas máquinas possuem o preço mais alto em relação a todas as opções. Mas é interessante colocar na balança o aumento de autonomia em relação a lavagem e secagem de roupas, além de as melhores marcas oferecerem tecnologias avançadas para a economia de energia e água.
- Mini lavadora
São pequenininhas e com capacidade reduzida de 1 a 3 kg. Ideal para apartamentos que não tem lavanderia e para quem mora sozinho e não tem grandes quantidades de roupas para lavar. Um ponto de atenção aqui é que esse modelo é parecido com uma lavadora semiautomática, ou seja, a drenagem de água deve ser feita manualmente.
Claro que as lavagens maiores, como roupa de cama e toalhas de banho precisam ser realizadas em outro local, mas pode servir para os novos modelos de apartamento que disponibilizam lavanderia compartilhada. Assim você pode instalar esse modelo no banheiro e lavar algumas pequenas quantidades de roupa em casa.


02: Como escolher a máquina de lavar roupas pela abertura: frontal x superior
Abertura na frente (front load)
São os modelos em que a porta fica na frente. Seu sistema de lavagem é o tombamento e necessitam de maior espaço na lavanderia para conseguir abrir a porta totalmente.
Uma desvantagem desse modelo é que a lavagem não pode ser interrompida para colocar mais peças. Porém, são máquinas que possuem maior durabilidade, agridem menos as roupas e podem ter a função de secagem em um único produto.
Vale lembrar que pode ser uma dificuldade para algumas pessoas precisar abaixar para colocar ou remover as roupas do cesto. No mercado há opções desses modelos para serem instalados em bancadas ou na marcenaria, podendo facilitar a altura da abertura da porta.

- Abertura em cima (top load)
São os modelos em que a roupa é colocada por cima, pois possuem abertura superior. Seu sistema de lavagem é por agitação ou turbilhonamento. Ocupam menos espaço e conseguem ser produtos com preços mais acessíveis quando comparados às front load.
Essas máquinas permitem que a lavagem seja interrompida para acrescentar alguma peça. Porém não possuem sistema de secagem, sendo necessário a compra de outro equipamento para esse fim.

03: Capacidade / tamanho da máquina de lavar que você precisa
Quanto maior a capacidade da máquina de lavar, maior o tamanho e o espaço que ela vai usar na sua casa. Na hora de decidir qual lavadora comprar, você deve levar isso em conta. Quantas pessoas moram na sua casa? E qual o espaço destinado para a máquina?
- De modo geral para as lavadoras (sem secagem) podemos considerar:
- 8-9 kg: para famílias de até três pessoas
- 11-13 kg: para famílias de quatro pessoas
- 15-16 kg: para famílias com mais de quatro pessoas
- Já para as máquinas lava e seca, consideramos:
- 7-8 kg: ideal para quem mora sozinho
- 9 kg: para famílias de até duas pessoas
- 10-12 kg: para famílias de até quatro pessoas
- 13 kg ou mais: para famílias de cinco a seis pessoas
Lembrando que nas máquinas de lavar e secar você consegue lavar mais quilos de roupas do que secar. Caso só utilize lava e seca nas lavagens, colocar a quantidade de roupas ideal para a função de secar.
04: Funcionalidades / programas de lavagem
No mercado encontramos diferentes modelos de lavadoras com programas específicos que ajudam a facilitar a lavagem do dia a dia. Na hora de escolher a máquina de lavar roupas é necessário que você considere quais são os tipos de roupa que você vai lavar.
Os modelos contam com programas para lavagens delicados (roupas íntimas e de bebê), jeans, roupas pesadas (edredons, roupas de cama), ciclo rápido, tira manchas entre outros. E, além das funções convencionais, alguns modelos contam com tecnologias exclusivas:
- Roupas brancas e coloridas: lavagens específicas para esses tipos de roupas, mantendo sua cor ou o branco mais vivo.
- Roupas delicadas: é o tipo de lavagem que não irá danificar suas peças.Ideal para roupas de bebê, íntimas e alguns tecidos, como seda.
- Ciclos rápidos: para quem tem o dia corrido, ciclos rápidos de lavagem e secagem podem salvar o dia.
- Controle a distância: alguns modelos permitem que você controle o tempo de ativação através do celular.
- Função tirar manchas: ajuda a remover as manchas sem esforço.
- Lavagem a seco/Air Wash/Tira odor: lavagem sem água, com foco na desodorização e esterilização das roupas.
- 6 motion DD: oferecida pela LG que por funcionar sem correias diminui as batidas internas possuindo 6 movimentos de lavagem.
- Smart SEC/Auto Sense: oferece sensores de peso, umidade e temperatura, encontrando as opções ideais para cada lavagem
- Vapour Care(passa fácil): reduz as rugas das roupas, facilitando o momento de passar fazendo com que elas saiam menos amassadas
- Sensi Care: ajusta o tempo, consumo de água e de energia para gastar menos e ainda ser uma lavagem eficiente
05: Escolher máquina de lavar roupas por Método de Lavagem
Turbilhonamento
Esse método é usado nas máquinas semi automáticas e nas automáticas mais simples. São produtos que possuem motores fracos. São feitos para movimentar a água e não a roupa.
Essas lavadoras possuem um prato com algumas saliências na parte inferior do cesto que rotaciona durante as lavagens. Esse prato atinge velocidade durante a lavagem e com isso causa o movimento de turbilhonamento da água que faz com que as roupas se esfreguem umas nas outras para serem limpas.

- Agitador alto
A máquinas com esse método de lavagem possuem uma peça central que vai desde o fundo do cesto, onde as saliências são mais largas, até quase o topo do cesto, na qual a peça já se encontra com saliências menores.
Esse sistema funciona fazendo giros para o sentido horário e antihorário lentamente, dessa forma, as roupas caminham dentro da lavadora de cima para baixo, sendo mais esfregadas na parte onde as saliências são maiores.
Para que esse sistema funcione corretamente é importante que tenha uma boa quantidade de água junto das roupas, para que seja efetiva a movimentação das mesmas dentro da máquina.

- Agitador baixo
Esse sistema possui um prato no tambor, muito parecido com a opção de turbilhonamento. Além disso, em toda extensão do tambor são apresentadas saliências para esfregar as roupas e possuem um motor forte.
São máquinas que trabalham com menos quantidade de água, não sendo necessário que as roupas fiquem submersas. Na maior parte dos casos, as roupas apenas ficam encharcadas, pois é necessário que tenha pouca água para que as roupas centrais cheguem nas laterais e tenham contato com o agitador para serem esfregadas.

- Tombamento
Já o tombamento é totalmente diferente dos sistemas mencionados. A máquina para esse sistema possui abertura frontal e o cesto possui algumas saliências nas laterais.
A lavagem é feita pelo efeito da gravidade. O cesto é rotacionado em velocidade lenta para que seja possível que as roupas tombem ao atingir uma certa altura. Esse impacto e atrito entre as peças ajuda a soltar as sujeiras das fibras. Ao mesmo tempo, com o misturar das peças, o sabão é diluído e sua ação química é potencializada no processo.

Conclusão
Agora você sabe o que precisa levar em conta na hora de escolher uma máquina de lavar roupas! As variações vão muito além das marcas e envolvem capacidade, tipo de operação e, claro, o preço.
Com esses critérios esperamos que você consiga escolher a máquina de lavar roupas ideal para sua família.
Você ficou com alguma dúvida que não explicamos por aqui?
Fique a vontade para colocar nos comentários para que possamos te ajudar!