Encontrou a lava louças do sonho, não consegue mais viver sem ela e ela começou a dar problemas? Pois bem, existem algumas formas de identificar defeitos simples e que podem ser facilmente consertados. Por isso, criamos esse guia para você conhecer os principais problemas que você pode ter com a máquina de lavar louças.
01: Principais problemas na máquina de lavar louças:
A máquina simplesmente não funciona
Se seu eletrodoméstico nem chega a ligar, é bom conferir se a rede elétrica em que ela está ligada ou até mesmo se o plug da máquina não está com problema. Verifique a trava da porta para garantir que está funcionando direito. Se nenhum dos sinais acima for encontrado, há algum problema mecânico no lava-louças.

Máquina de lavar louça barulhenta
Parafusos ou componentes mal apertados podem causar barulhos estranhos nas lavadoras e um simples reaperto pode resolver este problema. Os braços giratórios (hélices) são itens que podem afrouxar e também causar barulhos durante o funcionamento do equipamento. Após o fim do ciclo verifique as hélices inferiores e superiores fazendo girar para identificar se o barulho vem delas. Se sim, basta apertá-los.
Se o barulho parece um ronco de motor, pode estar vindo da motobomba. Nesse caso informe o técnico responsável.
A lava-louça não enche
Às vezes o problema pode não ser a máquina de lavar louças. Por exemplo, um encanamento entupido pode fazer com que não seja possível encher a máquina ou escoar a água. Nesse caso, ao desconectar as mangueiras de entrada e/ou saída da máquina você consegue identificar se a água realmente não está entrando ou saindo. Se for problema no encanamento, chame um encanador para fazer o desentupimento.
Não há drenagem da água
Inicialmente é importante verificar se a mangueira por onde sai a água está muito alta, fazendo com que a bomba não consiga “empurrar” a água para fora da máquina. Depois, verifique se os cabos não estão entupidos ou dobrados. Caso não seja nenhum desses problemas, outro causador comum desse problema é a bomba de drenagem que a impossibilita escoar a água. Para isso, chame um técnico para fazer a troca e evitar maiores problemas na máquina de lavar louças.

A água ou o sabão está vazando
Verifique se o sabão utilizado é próprio para máquinas de lavar louça e, também, se está colocando a dosagem adequada em casos de usar o sabão líquido ou em pó. Se o problema persistir, inspecione o fechamento da porta, as vedações em torno do interior e as dobradiças, além de atentar-se à mangueira de drenagem para não estar dobrada ou entupida.
A lavagem é ineficiente
Para garantir uma lavagem eficiente lembre-se de fazer a limpeza do filtro da bomba e dos bicos de lavagem e enxágue. Se tudo isso estiver realizado, verifique o nível de água, a pressão e a temperatura. Veja se o tempo necessário para atingir a temperatura ideal da água está sendo respeitado e, também, se a água está chegando a essa temperatura.
Se após observados esses itens o problema persistir ou se a temperatura não está chegando ao ideal, agende uma visita técnica.
02: Dicas para preservar sua lava louças

A lava-louças é um produto que veio para facilitar a vida na cozinha, e para que ela possa ter um bom desempenho, separamos algumas dicas que irão te ajudar.
- Não sobrecarregue a lava-louça, o excesso de louças pode prejudicar a qualidade da lavagem.
- Remova os restos de comida dos recipientes antes de levá-los à lava louças.
- Ao colocar os utensílios na máquina, não deixe um encostado no outro. Dessa maneira, a água pode circular com mais facilidade, garantindo uma lavagem eficiente.
- Encaixe bem a louçaria para que elas não se movam durante a lavagem e bloqueiem as partes giratórias da lava louça.
- Remova das louças os adesivos de papel. Eles podem entupir os filtros.
- Ao identificar algum problema que necessite de troca de alguma peça, faça a troca assim que possível. Ignorar o problema pode levar a danos futuros em outras peças, aumentando o custo da manutenção.
- Nunca use detergente de louças normal. Utilize o sabão especial, próprio para máquinas de lavar louças e, se desejar, pode complementar com líquido secante que ajuda a deixar a louça brilhante.
Fique atento a esses cuidados e ficará mais fácil garantir a qualidade das lavagens, e o bom funcionamento com poucas manutenções e maior durabilidade para seu equipamento.
Conclusão
Agora ficou simples de saber o que fazer caso sua lava louças apresente algum problema. Vale lembrar que para eventuais trocas de peças é importante que seja realizado com alguém especializado no assunto. Sua segurança é fundamental, além do bom funcionamento do eletrodoméstico.
Se você já teve algum problema com a lava louças que não foi colocado nesse artigo, fique a vontade para compartilhar conosco nos comentários. Assim podemos ajudar outras pessoas também!