Decidiu trocar sua lavadora, mas se sentiu perdida em meio a tantos modelos, funcionalidades e opções de lavagem diferentes para tecidos? Pois é! A escolha desse eletrodoméstico não é uma tarefa fácil. Mas para te ajudar a escolher qual o melhor sistema de lavagem para as suas roupas durarem mais, preparamos esse guia.
01 – Sistemas de lavagem de roupas:
Hoje nós encontramos no mercado três tipos de sistema de lavagem para as lavadoras. Cada um possui um movimento específico para fazer com que as roupas sejam limpas na máquina e, consequentemente impactam na forma que os tecidos são lavados. São eles:
-
Agitação:
A máquinas com esse método de lavagem possuem uma peça central que vai desde o fundo do cesto, onde as saliências são mais largas, até quase o topo do cesto, na qual a peça já se encontra com saliências menores.
Esse sistema funciona fazendo giros para o sentido horário e antihorário lentamente, dessa forma, as roupas caminham dentro da lavadora de cima para baixo, sendo mais esfregadas na parte onde as saliências são maiores (embaixo).
Nesse sistema, as roupas são limpas quando esfregadas nas saliências do agitador, fazendo com que alguns tecidos tenham durabilidade menor por serem esfregados.
-
Turbilhonamento:
Esse método é usado nas máquinas semi automáticas e nas automáticas mais simples. São produtos que possuem motores fracos. São feitos para movimentar a água e não a roupa.
Essas lavadoras possuem um prato com algumas saliências na parte inferior do cesto que rotaciona durante as lavagens, mas sem o tubo central alto.
Esse prato atinge velocidade durante a lavagem e com isso causa o movimento de turbilhonamento da água que faz com que as roupas se esfreguem umas nas outras para serem limpas.
As roupas são limpas sem esfregar nas saliências, mas sim umas nas outras, que é uma forma mais cuidadosa de lavar possibilitando maior durabilidade nos tecidos delicados.
-
Tombamento:
Já o tombamento é totalmente diferente dos sistemas mencionados, pois a lavagem é feita de forma horizontal. A máquina para esse sistema possui abertura frontal e o cesto possui algumas saliências nas laterais.
A lavagem é feita pelo efeito da gravidade. O cesto é rotacionado em velocidade lenta para que seja possível que as roupas tombem ao atingir uma certa altura. Esse impacto e atrito entre as peças ajuda a soltar as sujeiras das fibras.
Esse é o método de lavagem mais eficiente, pois como as peças não são esfregadas, agride menos os tecidos. Mas, vale lembrar que esse modelo de lava roupas com abertura frontal não permite que seja pausado para inserir mais roupas após o início do ciclo.
02 – Ciclo apropriado para lavagem de roupas
Além do sistema de lavagem, é ideal que você analise quais os ciclos disponíveis no modelo que você deseja. Isso porque, cada marca e cada modelo oferece variados ciclos para a lavagem de roupas e, você pode escolher aquele modelo que possui os ciclos mais compatíveis com a sua rotina.
No momento da escolha do ciclo para a lavagem das peças, uma dica simples é notar se a roupa for fina. Caso seja, é provável que ela precise de um ciclo de curta duração e com pouca centrifugação para que sua roupa não seja maltratada.
Também é muito importante conferir a etiqueta das peças, lá você encontra informações sobre o tipo de lavagem, se você pode colocar na máquina, se a peça aguenta o ciclo de secagem e também a temperatura ideal.
03 – Temperatura da água para lavagem de roupas
Entre todas as dúvidas sobre a lavanderia, essa é mais uma delas: porque a temperatura da água faz diferença?
Ao mesmo tempo que a água quente, por exemplo, pode auxiliar na remoção de manchas, ela também pode danificar as suas peças em outros casos. Por isso, é importante consultar a etiqueta antes das lavagens. Mas de modo geral podemos separar os tecidos por essas temperaturas:
- Água quente (54° C): Roupas brancas, muito sujas ou com manchas de gordura, são melhor lavadas em água quente, assim como lençóis e fronhas.
- Água morna (32° C): Jeans, algodão e peças de roupas que são usadas frequentemente podem ser lavadas com água morna.
- Água fria (27° C): Tecidos mais delicados como roupas íntimas, de seda, de lã, de linho e roupas escuras devem ser lavadas com água fria. É a melhor opção para peças delicadas ou que possam encolher, além de preservar a cor desses tecidos.
Conclusão
Pensar nas suas roupas antes de escolher o modelo de lavadora é uma excelente opção para não acabar se decepcionando. E, agora você já sabe tudo que precisa para poder escolher uma máquina de lavar roupas que vá te ajudar a cuidar das suas peças.
Caso você tenha ficado com alguma dúvida que não pontuamos no artigo, fique a vontade para usar o espaço dos comentários!